segunda-feira, 6 de março de 2017

SEM ACORDO. ACABARAM AS CONCESSÕES DA ESQUERDA PARA COM A DIREITA.


Não podemos ficar esperando que as eleições de 2018 resolva os problemas criados pelo governo cruel, ilegitimo e incompetente de Temer que ataca deliberadamente o desenvolvimento social. Lula ou qualquer outro presidente de esquerda não pode fazer milagres, principalmente sem maioria no congresso.
Sem mobilização e participação ativa dos militantes e dos ditos simpatizantes, que não concordam com a derrocada do Brasil na mãos dos golpistas, nada vai mudar, apenas continua caindo cada vez mais fundo num buraco cheio de lama.
Depois da eleição de Lula em 2002, Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse em janeiro de 2003 como o 35º presidente do Brasil sendo ovacionado pelo povo brasileiro. Era o primeiro eleito de verdade, sem apoio da mídia e comprometido com um projeto de desenvolvimento social e político, alias, o único presidente até então com um projeto verdadeiro.
Poucas pessoas atentaram para as péssimas condições econômicas e sociais que a direita entregou nas mãos de Lula. Os dois mandatos de FHC haviam corroído ainda mais a economia do país e a nossa divida externa ainda era maior do que no tempo que dos ditadores militares, todos diziam ser impagável. Lula zerou essa vergonhosa condição que nos colocava de joelhos diante do FMI. Até antes do Golpe de Estado, já havíamos alcançado a surpreendente posição de 5ª economia mundial.
Para nós, militantes distantes do cenário grotesco do congresso em Brasília, o inicio do primeiro mandato passou distante das nossas expectativas, pois não conseguíamos compreender muito bem o espaço aberto para a direita nos ministérios. Empolgados com a vitória esmagadora de Lula, queríamos uma revolução política imediata, mas aos poucos, o noticiário da mídia manipuladora e o comportamento do congresso, abriram nossos olhos e colocamos os pés no chão.
Como sempre, o eleitor não acompanha de perto os seus deputados e senadores, que fazem promessas e na verdade se comprometem apenas com quem financiou suas campanhas. Assim, boa parte do povo que elegeu Lula, também elegeu deputados e senadores que jogavam contra o Brasil visando interesses escusos. Os partidos de esquerda não possuíam maioria e não aprovavam nada sem o voto de parte da direita. Era necessário fazer algumas concessões.
Foi uma batalha desnecessária que quase compromete completamente o projeto do Partido dos trabalhadores. Para governar e fazer o que foi possível, Lula fez acordos e soube conduzir politicamente a situação. Devemos reconhecer que por um momento acreditávamos que nada mudaria. Lula superou as dificuldades e se mostrou um hábil negociador político e o Brasil ficou grande no cenário interno e mundial.
Durante as campanhas eleitorais, a direita argumentava que um operário não saberia governar o Brasil, mas esse tipo de preconceito caiu por terra. Lula foi o melhor presidente de todos os tempos. Um retirante nordestino que não era “doutor universitário” calou os ignorantes com diplomas falsos ou financiados pelos seus papais ricos. Quem nunca soube governar foram eles, a direita com os seus 34 presidentes anteriores e que mais uma vez, está levando o país novamente para o subdesenvolvimento.
Mas nada está perdido. Precisamos de eleições imediatas e caso não seja antecipada, devemos continuar na luta para evitar que parlamentares oriundos da direita sejam eleitos em 2018. O povo precisa entender, que de nada adiantará eleger Lula se ele não for apoiado por uma maioria de esquerda e de respeito no congresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário