terça-feira, 1 de novembro de 2016

TODOS PERDERAM NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2016. ABSTENÇÃO DERROTOU ATÉ O GOLPE.

Chegou a hora da reflexão fria, sem emoção. Todos precisam ter como uma situação clara que depois do Golpe não há muito tempo para isso. Precisamos saber se queremos o que eles estão fazendo com o Brasil ou se é outro Brasil que queremos.

Quem mais vai sofrer com a derrota nas urnas é o Brasil onde o voto dos eleitores foi um recado muito claro embora a abstenção não seja a melhor maneira de protesto. Mas não resta duvida que em todas as cidades, a derrocada da democracia vista em todos os três poderes e instituições de governo com o Golpe de Estado, gerou essa situação preocupante.

Quase todos os prefeitos eleitos perderam para os votos nulos e em Branco com uma diferença enorme. Mesmo os que conseguiram se eleger no primeiro turno. Partidos de direita como sempre conseguem se aproveitar bem das abstenções, já que possuem currais eleitorais tradicionais. No entanto, eles também perderam, mesmo tendo a Lava Jato e a Mídia como cabos eleitorais.
O inegável voto da omissão se torna uma faca de lamina afiada que pode cortar de ambos os lados. Com a decisão do poder do voto em duvida, já que ele não foi respeitado nem pela Justiça que apoiou o golpe, paira sobre o eleitor menos informado e pouco comprometido ideologicamente, uma sensação de que estão perdendo tempo. Nesse momento as luzes de alerta começam a piscar indicando caminho aberto para outras aberrações políticas.
Assim nascem os ditadores. Nos momentos em que o povo desanima, não responde ao chamado para participar da escolha de seus governantes. O prejuízo causado ao desenvolvimento eleitoral do Brasil foi catastrófico. Ninguém tem o que comemorar já que todos só podem lamentar.

Vamos ter de mudar tudo pensando que em breve, 2018, teremos outra eleição e dessa vez, será uma escolha complicada, votar na direita golpista significará continuar seguindo na direção do retrocesso. Votar na esquerda pode ser a retomada do crescimento e da esperança brasileira sem medo de ser feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário